top of page

Víbora-cornuda (Vipera latastei)

Víbora-cornuda é um réptil da família Viperidae que se encontra classificada como Vulnerável a nível nacional, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

Víbora-cornuda é um réptil da família Viperidae que se caracteriza pelas suas pequenas dimensões, cabeça triangular bem definida e cauda curta, que se destacam em relação ao resto do corpo. As escamas rostrais da ponta do nariz formam um pequeno e icónico “corno”, que dá o nome a esta espécie. As suas pupilas são verticais e apresenta uma banda dorsal com um característico padrão cinzento ou acastanhado disposto em ziguezague.


Distribui-se por todo o país em populações dispersas e fragmentadas, com maior frequência nas zonas de montanha. Nestas áreas, prefere os locais rochosos com declive mais acentuado para melhor exposição solar e com vegetação mais densa. A altitudes mais baixas, opta por matagais densos.


É uma espécie que se encontra classificada como Vulnerável a nível nacional, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. É altamente ameaçada pela perseguição humana, tanto pelo preconceito negativo como pelo comércio ilegal de indivíduos. A intensificação e maquinização da agricultura, assim como os incêndios florestais e os atropelamentos, têm também contribuído para o declínio populacional.



📷 Fotografia: Ana Rita Ribeiro

Power in Numbers

30

Programs

50

Locations

200

Volunteers

Fotografias

bottom of page